MOÇÃO DE APLAUSO: 3/2019

Informações da matéria
Autor: JOSÉ ERASMO RAMOS SOARES
Data: 08/08/2019
Visualizações:
Array
Ementa

SUGERE A APROVAÇÃO DE MOÇÃO DE APLAUSO AO SENHOR DR. ALEX SANDRO RODRIGUES DE CASTRO, PELOS SERVIÇOS PRESTADOS COMO SECRETÁRIO NA ÁREA DE SAÚDE EM MARCO.

Justificativa

“Alex de Castro”, para a Cidade de Marco, ou “Nêgo do Chico de Castro”, para Itapipoca, é o segundo de quatro filhos de Francisco Braga de Castro e Maria Zeneida Rodrigues de Castro. Nasceu em Itapipoca, no dia 20 de dezembro de 1972. iniciou seus estudos no Centro Educacional Pio XII, uma escola pertencente à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Concluiu seu Primeiro Grau (hoje, Nível Fundamental) em 1986, na sua cidade natal, e passou a residir e estudar em Fortaleza para fazer o seu Segundo Grau (hoje, Nível Médio) no Colégio Capital, concluindo-o em 1989. Essa escola foi a escolhida dentre tantas outras com maior grau de tradição e prestígio, bem como de menor custo mensal e pela proximidade para com a casa de sua tia paterna, Hélia de Castro, onde viria morar. Recebeu desconto de 50% (cinquenta por cento) no valor das seis últimas mensalidades do terceiro ano, pelo seu desempenho no vestibular simulado promovido pela escola recém fundada em Fortaleza e que inovava no ensino na Cidade com ações como essa. Foi aprovado no vestibular ainda aos 16 (dezesseis) anos e iniciou o Curso de Odontologia na Universidade Federal do Ceará (UFC) na Turma 1990.1, único curso da área no Estado àquela época. Seu curso de graduação ocorreu no menor tempo possível e em 18 janeiro de 1994 acontece sua colação de grau, em nível superior, aos 21 (vinte e um) anos de idade.
Muito jovem, diplomado em um curso promissor e educado pela família para o trabalho, inicia suas atividades como Cirurgião-Dentista nas cidades de Morrinhos, Amontada e Reriutaba.
É necessário falar de sua chegada em Morrinhos para se entender como o Marco aparece em sua jornada. Chico de Castro (seu pai) era proprietário de um bar/lanchonete em Itapipoca e um de seus clientes, mais do bar do que dos lanches, Branco Sialdine, filho natural de Marco, se torna amigo próximo. Por sua vez Chico de Castro, Vereador eleito de 1988 a 1992, tenta a reeleição e não consegue êxito. A cidade de Itapipoca, então pequena e polarizada politicamente, e Chico de Castro pertencente à um grupo político que então era oposição, não encontra oportunidade de emprego para seus filhos que estavam para se graduar em Odontologia, Alex e Alexandre de Castro. É por meio de Branco Sialdine, amigo pessoal de Airton Bruno (então Prefeito de Morrinhos), que o primeiro emprego surge e se inicia a vida profissional de Alex de Castro. Monta após o primeiro ano de formado um Consultório Dentário em Fortaleza, onde queria residir. Porém, muito jovem, com um rosto e uma idade que não inspiravam muita confiança em seus poucos pacientes, tal situação fez com que trabalhasse nos finais de semana para se manter durante a semana em Fortaleza. No início de 1997, ficou sabendo que em Marco, na recém iniciada Gestão de William Aguiar, estavam à busca de Dentista para trabalhar na Cidade. Agora, se reporta a Airton Bruno, já um amigo próximo, e pede para que ele ligue para o Prefeito William e faça a indicação, como Dentista já testado e aprovado, trabalhando em Morrinhos havia mais de três anos. E assim chega na Cidade, em 3 de março de 1997, trazido pela família Aguiar, para prestar seus serviços profissionais. William é o primeiro Prefeito eleito após a união política de Toba Osterno e Rogerio Aguiar, líderes que foram adversários políticos por muito tempo. Após o mandato de William, assume como Prefeito Jorge Osterno. Em seu primeiro mandato, realiza um concurso público e Alex de Castro passa em primeiro lugar para a vaga de Dentista, assumindo a coordenação fundamental da então Secretaria de Saúde, ao lado de Carmem Lúcia Macedo Osterno, então Secretária Municipal de Saúde, com um bom trabalho na área de prevenção em saúde odontológica, vinculado às Escolas Municipais. Nesse período, faz uma especialização em Saúde Pública pela Universidade Vale do Acaraú, ofertada no Campus de Acaraú, e também passa no vestibular para Graduação em Direito, na Turma 2000.1, curso ofertado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tendo como apoio a estrutura física da Universidade Vale do Acaraú, em Sobral, nascia ali a introdução do Curso de Direito da UVA, primeiro da cidade de Sobral.
Em 2005, recebe um convite para trabalhar em Itapipoca pelo então recém-eleito Prefeito João Barroso e pede redução da carga horária, trabalhando, a partir de então, em Marco apenas nos finais de semana e vai prestar seus serviços em Itapipoca pela primeira vez, 11 anos após sua formatura. Monta também um consultório particular em sua cidade natal. Realiza um curso a nível de aperfeiçoamento em Cirurgia Buco-Dentária pela Academia Cearense de Odontologia, e mais tarde um curso a nível de especialização em Radiologia Odontológica pela Faculdade São Leopoldo Mandic.
Em dezembro de 2003, casa-se com uma marquense, Cristiane Ellen Silveira de Castro, hoje contando já 15 (quinze) anos de união feliz e estável.
Tem um filho de nome Gabriel de Castro, nascido em 1998, de um primeiro relacionamento, hoje já graduado em Direito pela UFC.
Recebeu o Título de Cidadão Honorífico da Cidade de Morrinhos em agosto de 1997, indicado pelo Vereador Manuel Marques dos Santos, e o Título Honorífico de Cidadão Marquense em maio de 2001, indicado pelo Vereador Francisco das Chagas Silva Osterno, o Tico da Suzete.
Sempre presente na vida sócio-política da Cidade de Marco, recebe ainda em outubro de 2016, logo após a eleição do Prefeito Roger Aguiar, o convite para atuar como Secretário de Saúde, o qual muito honrou e para o qual trabalhou incansavelmente a fim de retribuir a confiança depositada em sua pessoa. Claro que consciente de suas potencialidades e limitações, tentou desempenhar com o máximo de isenção e imparcialidade a função de Secretário de Saúde na Cidade de Marco, tratando a todo e qualquer cidadão com o devido respeito. Agora, desligado da função, retorna exclusivamente às suas atividades como dentista em seus consultórios, instalados nas cidades de Itapipoca e Marco. Na verdade, nunca deixou de atuar na profissão nesses 31 (trinta e um) meses em que atuou como Gestor da Secretaria de Saúde.
Agradecido a Deus, torce pelo sucesso da Gestão Roger, pelo engrandecimento da Cidade e desenvolvimento desse povo que tão bem o acolheu. Que assim seja!

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
12/08/2019 09:00:00 LEITURA  021ª (VIGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2017 - 2020) - 3ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2019) DE 12 DE AGOSTO DE 2019 - PEQUENO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
19/08/2019 09:00:01 VOTAÇÃO  022ª (VIGÉSIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA LEGISLATURA (2017 - 2020) - 3ª PERÍODO (01/01/2019 À 31/12/2019) DE 19 DE AGOSTO DE 2019 - ORDEM DO DIA  mais APROVADA   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

ERASMO SOARES

VEREADOR (A)

Autor

RENÉ OSTERNO

VEREADOR (A)

Subescritor

BERG GUIMARÃES

VEREADOR (A)

Subescritor

EDILSON VASCONCELOS

VEREADOR (A)

Subescritor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Senhoria Alex-sandro Rodrigues de Castro

Secretário Municipal de Saúde

Marco

Sessão: 022/2019 - ORDINÁRIA

Expediente: ORDEM DO DIA

Fase: VOTAÇÃO

Situação: APROVADA

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
Req_3_2019_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON